Enquadramento de Fundos
Controle pleno de todas as legislações vigentes e aplicáveis a cada segmento do mercado financeiro, com regras totalmente criadas e customizáveis pelo usuário.
Segmentos atendidos
Instituições de asset management, fundos de pensão, custodiantes, investidores qualificados, consultores financeiros independentes, corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, e seguradoras.
O que oferecemos
O Sistema de Enquadramento de Fundos da Nexxus permite o controle pleno de todas as legislações vigentes e aplicáveis a cada segmento de empresas que atuam no mercado financeiro.
Seu desenvolvimento é baseado em regras de controle totalmente criadas e customizáveis pelo usuário. Essas regras são compostas por elementos que caracterizam ativos, grupos de ativos, indexadores, operações, maturidade, totais, entre outros.
O sistema possui um módulo de enquadramento de pré-trading, para monitoramento de todas as regras cadastradas pelo usuário no intraday (D0). Esse pré-trading possibilita criar cenários de simulações para compras, vendas, aportes e retiradas, por meio de:
- Interface de comunicação de dados com o sistema de front-office da instituição;
- Importação de arquivos por segmento;
- Lançamento manual das operações pelo usuário.
Essa ferramenta da Nexxus se comunica com qualquer Sistema de Ativos ou de Passivo, diretamente ou por importação do XML Anbima, para receber os dados das carteiras (títulos, posições, movimentos, emissores, indexadores etc) e dos fundos.
Os fundos são classificados de acordo com a política interna de controle da instituição, referencial que norteará o enquadramento de todos os fundos, de um grupo de fundos ou individualmente.
O Sistema de Enquadramento de Fundos permite ainda o agrupamento de fundos para consolidação, bem como a explosão de carteiras em todos os seus níveis.
De forma clara e objetiva, é possível identificar todos os status em linhas com mudanças monitoradas: fundos não enquadrados, fundos enquadrados, fundos desenquadrando no dia, fundos enquadrando no dia etc.
Principais módulos e funcionalidades
- Atendimento a todos os tipos de legislação (CVM, EFPC, SUSEP, ANBIMA, Estados e municípios etc), mandatos e regulamentos.
- Criação de regras totalmente definidas pelos usuários, baseadas em sua própria interpretação de regulamentos, mandatos e legislações.
Possibilidade de utilização de conjuntos para filtrar a carteira com os elementos envolvidos na regra e recursos para realizar os cálculos necessários nesses filtros.
Para casos em que a interpretação do usuário demande uma nova função ainda não implementada pela Nexxus, a criação e a disponibilização ocorre em um curto período de tempo, dispensando processos de homologação e testes de aceite de uma nova versão. - Regras com limites fixos e variáveis: calculados no momento da execução da regra.
- Regras definidas por cálculos específicos de um determinado número, validado ou comparado a uma base de cálculo, ou por agrupamento de posições em qualquer campo da interface (emissores, setores etc). As regras de agrupamento também permitem contagem de elementos.
- Utilização de macros VBA para definição de regras.
- Integração com Sistema de Ativos (com mais de uma fonte, simultaneamente), de Passivo (composição de cotistas) ou importação de XML Anbima (4.01 e 5.00, já homologados pelo Sistema Galgo).
- Criação de campos adicionais para fundos, emissores, indexadores e títulos.
Os campos podem ser importados por meio de planilhas Excel e podem ser utilizados como filtros nos conjuntos das regras, assim como em qualquer VBA de regras. - Criação de fundos virtuais com associação de regras, que representem grupos de outros fundos, similar a um fundo existente.
- Criação de fundos virtuais que representem a explosão da carteira de outros fundos com associação de regras, similar a um fundo existente.
- Controle de explosão por mesmo gestor ou administrador.
- Controle de referência cíclica.
- Limitador de cotas a serem explodidas, considerando-se um determinado percentual do PL.
- Módulo de simulação e checagem D0 (Pré-Trading): aplicativo separado que usa toda a biblioteca de regras e parametrizações dos fundos realizados no sistema.
Permite ao usuário a criação de cenários de compras e vendas de operações e checagem das regras de enquadramento (no próprio dia da operação) com base nesses cenários.
Pode ser integrado com sistemas boletadores da própria instituição. - Controle de risco de crédito de emissores: por percentuais (ou valores absolutos) de limites (mínimo e máximo) para títulos de emissores específicos e especificação de uma lista única de operação.
Caso os limites (ou valores) não estejam dentro da faixa permitida, ou o fundo tenha uma operação de algum emissor fora da lista, é gerado um desenquadramento para o fundo.
Há possibilidade de efetuar o controle por grupos (grupos de emissores). - Risco de crédito institucional: permite controlar todas as definições de limite do comitê de crédito da instituição seja por emissor, emissão específica do título, quebra de prazos, por ratings etc.
- Trilha de auditoria completa para todas as ações dos usuários no sistema.
- Módulo de controle de acesso com segregação de recursos por grupos de usuários e com diversos parâmetros de configuração (tamanho mínimo de senha, características específicas de senhas, bloqueio de usuários etc).
Permite acesso por dentro do sistema ou por um aplicativo em separado, para ser utilizado apenas por uma determinada área de segurança da informação; - Controle de “Feito e Conferido”: para associação de regras a fundos e para outras ações do sistema;
- Diversas ferramentas gerenciais de análise: facilitam a identificação dos ativos que causaram determinados desenquadramentos.
- Visão gerencial da carteira
- Agrupamento por emissores e contrapartes
- Composição por grupos de ativos
- Composição por setores
- Composição de volumes por prazo (verificação da distribuição de NTN-B, por exemplo, para vencimentos existentes na carteira)
- Totalização por indexadores
- Totalização por pontas de swap
- Detalhamento dos prazos médios dos papéis
- Detalhamento de operações estruturadas (FUT DI com LTN)
- Ativos por estratégias
- Montagem de diversas consultas específicas pela matriz de fundos versus grupos de objetos
- Recálculo da taxa de administração (encargo máximo e/ou provisionamento diário) e da taxa de performance cobradas pelo fundo e realizar uma checagem com o que foi calculado pelo sistema de ativos, indicando divergências. Todas as fórmulas de cálculos podem ser implementadas via macros VBA, alguns exemplos que já foram criados:
TAXA DE ADMINISTRAÇÃO | TAXA PERFORMANCE |
---|---|
⦁ Linear ou Exponencial | ⦁ Comparado a benchmark com ou sem linha d’água |
⦁ Linear 252 – Segregado RF e RV | ⦁ Por cascata de PL |
⦁ Cascata – Linear 252 | ⦁ Por faixa de PL |
⦁ Linear 252 – DM (Fixo OU Taxa – o maior) | ⦁ Múltiplos benchmarks, considerando o maior ou menor |
⦁ Linear 360 – Faixa PL | |
⦁ Linear 360 – ÚLTIMO DIA | |
⦁ SEGREGADO RF e RV (com descontos) – com Faixa de RF e de RV | |
⦁ Valor Fixo Mensal |
- Rotina para cálculo e controle do Índice de Liquidez dos fundos: já adequada à CVM 555, que prevê recebimento das negociações de mercado dos ativos via planilha ou sistema externo, por meio de um feeder de mercado.
- Rotinas para acompanhamento dos desenquadramentos por fundo.
Permite que os usuários identifiquem os motivos pelos quais as regras desenquadraram, o tipo de desenquadramento (ativo/passivo), justificativas do gestor, datas previstas para reenquadramento, entre outros controles.
O usuário poderá acompanhar a situação das regras desenquadradas dia a dia, durante todo o período em que ficaram desenquadradas. - Capacidade de atender grandes volumes de dados e de fundos, sem que a performance seja afetada.
- Robôs de processamento que executam automaticamente cargas, processamentos e outras operações, em horários pré-determinados.
- Interface simples e intuitiva: permite criar, em todas as telas de cadastro e consultas do sistema, filtros parametrizáveis por usuário, exportação de dados para Excel, diferentes ordenações dos dados, escolha de campos visíveis nos grids, inclusive por usuário etc.
- Criação de regras complexas:
- Alavancagem
- Hedge
- Daytrade
- Média móvel
- Total de margens depositadas para garantia
- Posicionamento em fatores de risco
- Prazo médio (duration)
- Equivalência de ratings de agências
- Limites variáveis
- Concentração por emissores
- Concentração por conglomerados
- Diretos por contrapartes
- Verificação de regras na carteira do próprio fundo ou em enquadramento secundário.
- Identificação de novos desenquadramentos, regras que enquadraram no dia, acompanhamento de apontamentos, prazos de desenquadramentos etc.
- Análise da razão de garantia entre cotas sênior, subordinada e consolidada de FIDCs.
- Utilização de regras em processamentos com carteira de D-N ou em simulações D0, com o uso do próprio simulador Pré-Trading ou por meio de projetos de integração com outros sistemas, como boletadores.
- Controle de coobrigações de títulos de RF (CPRs, CCBs etc)
- Utilização de variáveis externas em regras de enquadramento (exemplo: V@R), por meio de importação de dados calculados por outros sistemas.
- Execução de enquadramento para todos os fundos, por fundos marcados, por tipos específicos, grupos, fundos reprocessados etc.
- Validações de carga dos fundos: identificação de PLs não conformes, caixa negativo ou caixa alto para possíveis reprocessamentos.
- Controle de margens de derivativos ao nível de ativo em vez de apenas o total por fundo.
- Proxy Voting – ajustado para a ICVM 348: considera também opções de compra (ativo objeto).
Módulo de Segurança:
- Integração com a infraestrutura do cliente para autenticação do usuário (opcional).
- Definição de perfis de acesso com segregação de funções.
- Segregação das informações dos portfólios e respectivas operações por usuário ou área (chinesewall).
Exemplos de relatórios
Para solicitar exemplos de relatórios gerados no Enquadramento, preencha este formulário.