Trading: automatização a serviço do sucesso das estratégias de investimentos e das melhores performances

À primeira vista, as melhores estratégias de investimentos se destacam pelo retorno atingido. Mas cada resultado bem-sucedido revela, também, os acertos da gestão conduzida.

Tão relevante quanto assegurar aos gestores uma posição abrangente e atualizada das carteiras é proporcionar uma visão detalhada, que auxilie as tomadas de decisão dos traders relacionadas aos diversos ativos que operam junto ao mercado, além de uma interação ágil e assertiva com o ciclo de vida das ordens de negociação.

A escolha de uma solução tecnológica adequada – com recursos de automatização orientados pelo foco em alavancar performances – pode oferecer funcionalidades que contribuam para a excelência de processos das instituições de asset management:

  • Ganho expressivo de tempo na execução de atividades.
  • Otimização de controles, registros e relatórios.
  • Menor risco operacional.
  • Maior transparência na atuação.
  • Controle fiduciário a partir das melhores práticas.

16 recursos tecnológicos que fazem a diferença na gestão de investimentos e nas operações

Conheça as principais funções que devem ser avaliadas na configuração de um sistema, voltadas à eficiência operacional e à otimização do planejamento e da execução das atividades de trading:

1. Visualização de todas ordens de negociação

Quanto mais abrangentes os filtros de visualização proporcionados por essa funcionalidade, melhor: ordens por status de execução, avanço da operação em linha com o planejado, preço médio já alcançado, quantidade realizada versus o total pretendido etc.

2. Organização customizada de informações na tela de trading

Recurso destinado à personalização da tela de trading, com acesso exclusivo pelo usuário que a customizou. O trader tem a oportunidade de recriar no software critérios específicos de visualização, similar aos usados em planilhas: por tipo de ativo, por etapa do ciclo de vida da ordem, por comitente etc.

3. Acompanhamento simultâneo em diferentes mercados

Aliado à visualização das ordens, esse recurso vem conferir mais agilidade ao acompanhamento simultâneo do que está sendo negociado em mercados com características distintas.

A completude das operações é monitorada pelo sistema, eliminando riscos e concentrando de modo rápido, e em um só processo, a organização de informações.

4. Registro do histórico das operações em sistema

Com a gestão assistida, há o registro do ciclo de vida de todas as ordens executadas. Esse histórico poderá ser consultado posteriormente, preservando a qualidade da informação e ainda contextos estratégicos específicos que nortearam e justificaram cada negociação de ativos.

5. Caixas de Roteamento: acesso restrito por atividade

Função que permite a definição de permissões específicas por tipo de ativo. Assim, é possível customizar o acesso ao sistema de cada integrante da equipe, e habilitar o gerenciamento de ordens apenas para os mercados em que o trader está autorizado a operar.

6. Alertas e alçadas para autorizações

Baseado em regras e políticas parametrizadas previamente, o controle por alçadas contribui com a transparência na gestão e a qualidade no compartilhamento das informações. É programado para solicitar autorizações antes de seguir adiante com qualquer alteração na execução de operações, acompanhadas de registro do contexto que justifique a decisão que motivou esse procedimento.

7. Integração com o compliance

Processo relevante que assegura a verificação automática do enquadramento de operações, em linha com as políticas dos fundos envolvidos.

Uma vez parametrizado para essa atividade, o sistema realizará o compliance das ordens de compra e venda lançadas, alertando sobre não-conformidades identificadas e solicitando alçada para autorização e a justificativa para prosseguir de modo diferente ao previsto pelas regras programadas.

8. Processo fiduciário na distribuição de ativos

Além de oferecer a rastreabilidade da distribuição de ativos, protege a integridade das operações, com base no que foi originalmente definido em termos de quantidades alocadas, proporcionalmente, para diferentes comitentes.

Ao longo do dia, a ferramenta controla o quanto da estratégia inicial foi atingida, para que a sua configuração seja respeitada até a conclusão da ordem.

9. Distribuição por meio de Macro VBAs

Os recursos de Macro VBA recriam no software a lógica do processo de distribuição de ativos. Com isso, cada trader ganha mais flexibilidade ao realizar essa programação, orientando sua escolha pela instalação dos VBAs que mais utiliza nas operações que conduz.

10. Geração automática de boletos e envio para custodiantes

A geração automática de boletos das ordens finalizadas, com envio aos custodiantes envolvidos, pode ser programada para que aconteça à medida que as operações são concluídas, sinalizando quais delas ainda estão pendentes.

Além do ganho de tempo, os recursos de customização viabilizam a emissão de boletos com layouts específicos e no formato de arquivo requisitado pelo custodiante.

11. Rodízio de brokers assegurado

Monitoramento que auxilia as instituições a garantir a participação igualitária das corretoras em suas operações.

Sempre que o saldo movimentado com uma corretora exceder o limite pré-estabelecido, o software pode emitir avisos, a fim de evitar uma maior concentração de negociações em um só parceiro.

12. Túnel de preço para títulos públicos

Suporte importante para a verificação do valor dos títulos públicos negociados, em linha com o referencial de preços praticado pelo mercado. Quando a variação está muito abaixo ou acima do túnel de preços calculado pela ferramenta, uma alçada é solicitada para autorizar a continuidade da operação.

13. Ordem estendida para grandes volumes negociados

Ao lançar no sistema as informações de compra ou de venda de grandes volumes de ativos, é possível segmentar a negociação em diversas ordens – programadas para que sejam realizadas automaticamente, ao longo de um período de dias pré-definido.

À medida que as ordens segmentadas são executadas, o software corrige os volumes e informa o quanto ainda está pendente para a conclusão.

14. Agilidade nas operações entre portfólios

Realizado automaticamente, o fluxo de intermediação proporciona consistência e rapidez às operações entre diferentes portfólios gerenciados por uma mesma asset.

Uma vez criada a ordem de venda ou de compra – e lançadas as informações referentes ao ativo negociado, ao fundo comprador e à corretora intermediária, o sistema se encarrega de executar e registrar todos os processos relacionados.

15. Exportação e importação de dados customizados

Com base nos registros das operações, por meio do software podem ser feitas tanto exportações quanto importações de dados – em diferentes formatos de arquivo e layouts – para serem usados na geração de relatório personalizados.

16. Parametrizações alinhadas à necessidade dos traders

Os recursos de parametrização permitem modelar e rever todas as características de negociação, em linha com a necessidade do trader.

De forma flexível, podem ser incorporadas regras adicionais, voltadas a negociações com novos ativos ou novas modalidades de operações. Tudo isso sem precisar realizar uma atualização integral de todo o sistema.

Como tornar a sua empresa um referencial de excelência em gestão de investimentos?

Desenvolvido pela Nexxus, o software de gestão de investimentos OMNiS oferece a instituições de asset management de diversos portes uma série de recursos eficientes e automatizados, com foco na melhor performance.

NEXXUS coloca a serviço do negócio de seus clientes sua expertise como parceiro tecnológico associada a um profundo conhecimento do mercado financeiro.

FALE COM A NEXXUS!

Luís Fernando Barra Zambotto
 (11) 5083.5544

Quer saber como o OMNiS pode fazer a diferença nas suas estratégias de trade?

Confira nos outros artigos mais novidades sobre recursos que podem tornar suas estratégias de investimentos ainda melhores!