Automatização da gestão: defina as regras do seu negócio, deixe o sistema executar e concentre seu foco nas melhores estratégias de investimentos

Na hora de montar cenários e de simular estratégias de investimento, a abrangência e a assertividade prevalecem como fatores decisivos para escolhas que rentabilizem ainda mais o seu portfólio de ativos.

No entanto, o desafio de buscar a melhor performance requer um olhar além dos resultados já atingidos. É fundamental assegurar que as regras, as lógicas e os mecanismos – combinados às projeções que tornam cada operação bem-sucedida – possam ser preservados, compartilhados, revistos futuramente e aprimorados de modo contínuo.

A opção por uma solução tecnológica adequada pode oferecer às assets management uma automatização que contribua com o suporte necessário para a tomada de decisão, na validação de padrões éticos e no controle de processos, que os investidores priorizam tanto quanto os melhores retornos para os seus investimentos.

Sua empresa já avaliou os ganhos em termos de qualidade de informações e de agilidade e consistência de processos que um sistema automatizado pode proporcionar à sua gestão de investimentos?

7 Vantagens de contar com simulações e parametrizações para buscar a melhor performance

Na hora de avaliar os benefícios que uma solução automatizada pode agregar à sua gestão de investimentos, é fundamental se certificar de que a ferramenta disponha de recursos de simulação e parametrização adequados.

Veja como essas funcionalidades podem ser configuradas e acessadas para se transformarem em aliadas das suas estratégias e da sua operação

1. Replicar a lógica de Macros de uma planilha dentro do sistema

Uma das principais características a ser observada é se a ferramenta utiliza recursos de Macro VBAs para recriar a lógica das planilhas dentro do sistema, mantendo assim a familiaridade com ambiente do Excel, muito usado pelos gestores.

A vantagem é que, depois de consolidadas as operações, o software automatizado garantirá que todas essas informações – que fundamentaram as decisões e originaram a compra e a venda de ativos – passem a integrar o fluxo controlado da sua gestão de investimentos.

2. Controle e conhecimento compartilhado

Com a possibilidade de replicar a lógica de Macro VBAs de uma planilha dentro do sistema, as ferramentas de análise e gestão – antes restritas a arquivos individuais – também passam a ser acessadas por todos, conferindo maior controle, consistência e uniformidade às práticas de gestão de investimentos.

Isso permitirá às assets preservar um conhecimento estratégico essencial à sustentabilidade do seu negócio.

3. Definição das regras do seu negócio

Outra vantagem de contar com o suporte dos Macro VBAs é a possibilidade de definir e parametrizar, diretamente no software, as regras aplicáveis ao seu negócio.

Previamente programados, esses processos poderão ser facilmente executados pelos gestores, simplificando e customizando totalmente as suas operações.

4. Simulação e atualização de estratégias

As funcionalidades do sistema possibilitam criar simulações de estratégias diversas, principalmente a partir de regras mais complexas. Com isso, maior será o ganho em agilidade para avaliar o efeito de diferentes operações de compra e venda projetadas em seu portfólio de ativos.

Estratégias específicas criadas para certos fundos – e que demandem um balanceamento na composição de ativos atrelado a índices de bolsas de valores e outros indicadores financeiros – podem ser revisadas periodicamente, sempre que necessário, e atualizadas automaticamente, assegurando assim um melhor alinhamento.

5. Zeramento de caixa programado

Outra contribuição que uma solução automatizada pode proporcionar é o zeramento de caixa. Por meio da ferramenta, é possível customizar esse recurso para executar diariamente a rotina de processos necessária no fechamento do dia.

Uma vez parametrizadas as regras para essa atividade, o sistema pode gerar automaticamente ordens para aplicar um saldo positivo em fundos correspondentes, ou de quais fundos resgatar recursos, caso esteja negativo.

6. Qualidade de informação

Além dos ganhos operacionais, a ferramenta vem agregar maior qualidade da informação à sua gestão de investimentos, agilizando processos que, manualmente, seriam inviáveis.

Um bom exemplo de processos que podem ser sensivelmente agilizados é a gestão de caixa, intra-day e futuro, no qual o sistema apresenta ao gestor um amplo panorama do fluxo de caixa, demonstrando não só o impacto das operações do dia, mas também a projeção de eventos futuros, como aplicações e resgates de cotistas, liquidação de operações e de despesas, vencimento de títulos etc.

7. Ganho de tempo

As simulações e parametrizações presentes no sistema podem trazer, ainda, um significativo ganho de tempo no acesso a informações essenciais para tomadas de decisão rápidas.

O sistema pode disponibilizar, em segundos, dados relevantes para estratégias de investimentos, que consumiriam horas se fossem compilados manualmente.

Como tornar a sua empresa um referencial de

excelência em gestão de investimentos?

Desenvolvido pela Nexxus, o software de gestão de investimentos OMNiS oferece a instituições de asset management de diversos portes uma série de recursos eficientes e automatizados, com foco na melhor performance.

NEXXUS coloca a serviço do negócio de seus clientes sua expertise como parceiro tecnológico associada a um profundo conhecimento do mercado financeiro.

FALE COM A NEXXUS!

Luís Fernando Barra Zambotto
 (11) 5083.5544

Quer saber como o OMNiS pode fazer a diferença nas suas estratégias de trade?

 

No próximo artigo, confira mais novidades sobre recursos que podem tornar suas estratégias de investimentos ainda melhores!